Por Dr.ª Michele Rodrigues, neuropsicopedagoga da bloomy
Você sabia que a prevalência do TEA é de 1 a cada 36 crianças? Um aumento significativo em relação a anos anteriores. Esse crescimento se deve, em parte, ao maior reconhecimento dos sinais e ao avanço nos critérios diagnósticos.
A identificação precoce dos sinais do TEA é essencial para que as crianças recebam intervenções adequadas e possam desenvolver seu potencial de forma mais eficaz. Quanto antes o suporte for iniciado, maiores serão as chances de promover o desenvolvimento das habilidades cognitivas, comunicativas e sociais dela.
Os sinais do TEA podem ser observados ainda no primeiro ano de vida, embora o diagnóstico geralmente ocorra entre os dois e quatro anos. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação de Psiquiatria Americana, os principais indícios do TEA na infância incluem:
- Dificuldades na interação social: pouco contato visual, ausência de resposta ao nome e desinteresse em interações com outras crianças ou adultos.
- Déficits na comunicação verbal e não verbal: atraso no desenvolvimento da fala, dificuldade em compreender expressões faciais e gestos, repetição de palavras ou frases sem um contexto específico (ecolalia).
- Comportamentos repetitivos e restritivos: movimentos estereotipados (como balançar as mãos ou girar objetos), insistência em rotinas rígidas e hipersensibilidade a estímulos sensoriais (sons, luzes ou texturas).
- Foco intenso em interesses específicos: algumas crianças autistas demonstram grande interesse por determinados temas, objetos ou atividades de maneira intensa e pouco flexível.
A importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico do TEA é clínico e envolve uma avaliação multidisciplinar feita por neurologistas, psiquiatras, pediatras, neuropsicólogos e neuropsicopedagogos. Ferramentas como o M-CHAT-R/F são amplamente utilizadas para rastrear possíveis sinais do espectro autista em crianças pequenas.
Estudos mostram que intervenções iniciadas até os três anos de idade podem gerar melhorias significativas na comunicação, interação social e habilidades adaptativas. De acordo com pesquisadores, crianças que recebem suporte precoce apresentam avanços de na comunicação verbal e não verbal quando comparadas àquelas que iniciam a intervenção mais tarde.
Como a bloomy pode ajudar escolas e educadores?
A bloomy é uma rede de clínicas especializada em terapia ABA e atendimento multidisciplinar, que une um cuidado humanizado com tecnologia avançada para potencializar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas de crianças neuroatípicas e oferecer suporte integral a famílias e educadores.
Potencializamos a evolução de nossas crianças com atendimento em diversas frentes para atender a necessidade individual de cada uma, promovendo autonomia e inclusão. .
Se você, educador, percebeu algum dos sinais mencionados em um aluno, converse com a família e recomende a busca por orientação médica o quanto antes. O suporte adequado faz toda a diferença no desenvolvimento e na qualidade de vida da criança.
Precisa de ajuda na interação com criança ou a família? Conte com o apoio da equipe da bloomy!